Blog de estudo sobre odu e orisha do Ile ashe Iyemoja XX21-41191951 e-mail mascalando@gmail.com

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

"Odù a energia da vida"

Odù é a energia que movimenta tudo e cada detalhe, cada coisa, cada ser vivente, cada objeto, cada vida, cada momento e cada energia por menos notada que seja possui uma vasta influência em tudo que existe e afirmo que ninguem pode com essa energia. Ela é que é a poderosa delegada por Eledumare com Orunmila e as demais fôrças da natureza para ser a dona absoluta da criação e da existência da vida no geral (asheda). Essa energia chamada odù está contida em tudo e nada acontece sem a força de eshu que renasceu no omoodù oshetura "o odù do poder" "o odù da realização" mas todos os (odù)s são necessários para que tudo funcione em equilibrio. O destino a que todos vamos na determinação de Odù (seja qual for) estamos vivendo e passando esse ou aquele momento de vida, alegre ou sofrida e dizem que nos escolhemos esse ou aquele destino quando na verdade nada foi escolhido por nós (alguem se lembra de algo parecido?!) _Eu nunca me lembro de nada! Porisso e outras é que não aceito haver escolhido o meu destino e digo isso com certeza. _Será que alguem escolheria ser mizeravel ou coisa pior? Não, isso nunca seria escolhido por nenhum ser e aqui vai meu recado. O nosso destino foi acontecido na pura sorte de chegada e depois sofrendo variações diversas de acordo com a sorte da vida no geral mas acredito que odù (a energia da vida) é sim responsavel direto por tudo e acredito tambem nos orikis e tambem nos ebos para ajudar os destinos infelizes. Outra coisa, tambem não consigo acreditar de maneira nenhuma em reencarnação, porque simplesmente não me lembro nada da reencarnação passada e tambem nunca soube de alguem que recorde com clareza e certeza absoluta. Se houver reencarnação realmente tenho a certeza absoluta que estou na minha 1ª encarnação, sou novo no pedaço e nunca tive vida antes dessa. Odù sabe disso mais que todos e tenho certeza que Orunmila é a verdadeira luz da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Um homem comum, casado e vivendo com a companheira a mais de 30 anos, pai de duas filhas e um filho. Gosto de editar e compor piadas e tambem gosto de escrever ideais de tudo o que tange a mistério e sagrado.