Blog de estudo sobre odu e orisha do Ile ashe Iyemoja XX21-41191951 e-mail mascalando@gmail.com

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

"Alalé e o nascimento de Iku"

A terra é uma Deusa segundo os nossos ancestrais e seu nome é Alalé. Recebe oferendas, abençoa seus filhos e é considerada uma mãe gigante que pari, nutre e cria todos os seus filhos. É a rainha do aye (terra). Conta uma lenda em que num passado imemorial no início de tudo, que os viventes de seu mundo a terra nunca morriam até que nossos ancestrais de ganância e olho grande nos poderes de Alalé e querendo tomar o poder, tiveram a grande ousadia de fazer uma armadilha para capturar Alalé, mas devido seus grandes poderes Alalé descobriu bem antes e quando estavam ainda construindo a armadilha, Alalé apareceu derrepente para espanto de todos e aos prantos disse que estavam querendo tomar o seus poderes e que ela fazia tudo por seus filhos e não entendia o porque eles queriam prejudica-la e até mata-la. Alalé chorou muito, saiu chorando e continuou sumida chorando por vários dias e quando se acalmou voltou para todos os viventes da época e disse aos prantos; _Eu Alalé que dou a vida, dou alimento e amor a voces e agora voces querem minha destruição para ficarem donos de tudo?!...pois...então...já que é assim, apartir de hoje voces serão o meu café da manhã, o meu almoço da tarde e o meu jantar da noite para sempre em troca da grande ingratidão que voces fizeram comigo. Alalé falou isso aos prantos e derrepente sumiu das vistas do povo para sempre e até hoje ela é respeitada e homenageada em todas as cerimonias espirituais. Foi então apartir daí que os viventes passaram a conhecer Iku (a morte) que teve o seu surgimento após a grande praga de Alalé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Um homem comum, casado e vivendo com a companheira a mais de 30 anos, pai de duas filhas e um filho. Gosto de editar e compor piadas e tambem gosto de escrever ideais de tudo o que tange a mistério e sagrado.